TOP 10 melhores universidades públicas e privadas

O Brasil possui índices de avaliação muito positivos em relação ao ensino superior. Algumas de nossas instituições s encontram entre as melhores da América Latina e quem está pensando em começar uma graduação, precisa conhecer de quais instituições estamos falando.

Para ajudar você, trazemos a seguir um TOP 10 com as melhores universidades públicas e privadas. Confira quais são elas abaixo:

Universidades Públicas

As instituições públicas estão espalhadas por todo o país e são responsáveis pela distribuição de vagas no mais diversos cursos. Cada estado possui, pelo menos, uma universidade pública. Essas instituições são conhecidas principalmente pela alta qualidade de ensino e a grande possibilidade de pesquisas e estudos avançados.

Para ingressar nas instituições da rede pública é necessário realizar uma prova de vestibular. Para a maioria das instituições o método de avaliação para avaliar os candidatos é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os participantes devem inscrever a sua nota do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e escolher duas opções de curso para concorrer.

Mas é preciso ressaltar que algumas dessas universidades não aderiram ou aderiram parcialmente ao sistema de seleção do Enem, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), em que uma porcentagem das vagas é destinada para os participantes do vestibular tradicional da instituição.

Veja abaixo as universidades da rede pública que são referência em ensino, qualidade e outros aspectos:

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  5. Universidade Federal do ABC (UFABC)
  6. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  8. Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  9. Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  10. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Universidades Privadas

As instituições da rede particular de ensino também são referência no país. As opções são muitas e estudar em uma delas pode trazer inúmeras vantagens. Um bom exemplo é a facilidade adquirida pela infraestrutura e avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).

As formas de ingresso são bem parecidas com a da rede pública, pois é possível concorrer às vagas através do programa Universidade Para Todos (PROUNI), como é o caso do vestibular UNB 2020.

A outra opção é o vestibular tradicional que acontece anualmente nas universidades particulares. O vestibular PUC 2020por exemplo, possibilita a forma de ingresso.

Confira abaixo as TOP 10 das universidades privadas:

  1. Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC)
  2. Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  3. Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio)
  4. Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER)
  5. Faculdade de Tecnologia Termomecânica (FTT)
  6. Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP)
  7. Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic (SLMANDIC)
  8. Escola de Economia de São Paulo (EESP)
  9. Faculdade Fucape (FUCAPE)
  10. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE)