Saiba porque é tão importante o hábito da leitura em alunos do ensino médio

Você costuma ler? O letramento literário é uma etapa essencial para os estudantes, e quando não acontece desenvolver o hábito da leitura é menos provável. Nem sequer imaginamos como uma atividade tão simples quanto ler pode influenciar diversos aspectos da nossa vida. Você sabia que é muito importante que os alunos do ensino médio criem este costume o quanto antes? Entenda o verdadeiro porquê a seguir:

Ler é um instrumento importante não só para a educação, como para a formação pessoal de cada um. Esta atividade pode render muitos benefícios e expandir o seu leque gramatical. Mas por que a prática é tão importante para alunos do ensino médio? Entenda:

Melhora a gramática. Quem muito lê, consegue escrever melhor, respeitando pontuações e regras gramaticais. No ensino médio, os estudantes estarão sendo preparados da melhor forma possível para a prova do Exame Nacional do  Ensino Médio (ENEM). Além de abordar os assuntos do ensino médio, o Enem também dispõe de uma prova de redação. Quem vai participar das inscrições ENEM 2020 precisa começar a ler o quanto antes!

Possibilita o poder argumentativo. Um dos pontos mais importantes na hora de fazer uma redação, é o poder argumentativo. Quem tem o hábito de ler, acaba conhecendo diferentes tipos de texto e começa a elaborar com mais clareza as ideias, pois já conhece vários formatos de texto e gêneros textuais.

Ajuda a saber se expressar. Sabe quando você tenta colocar uma ideia em pauta mas fica difícil para o interlocutor compreender? Pois é! Quem lê bastante, dificilmente terá esse problema, já que conhecerá vários assuntos quem pode ser os possíveis temas para a redação Enem 2020.

Expande o vocabulário. Existem um determinado números de palavras que estão presente no vocabulário da pessoas, mas quando se pratica a leitura, esse número base cresce. Quanto mais você lê, mais sinônimos vai conhecer e melhor saberá usar as palavras.

Aperfeiçoa o discurso. Quando uma pessoa que domina o assunto, sabe usar as palavras e tem um grande poder de persuasão começa a fala, ogo sabemos que esta pessoa tem o costume de ler. Com a leitura, você pode colocar melhor o seu discurso tanto na fala quanto an escrita.

Alimenta a criatividade. Não só para quem irá realizar a prova do Enem, mas qualquer pessoa que precise aguçar a atividade deve apostar na leitura. Isso possibilita o uso da imaginação, já que quando lemos criamos na mente ambientes visuais. A criatividade é um ponto importante que será avaliado por quem for corrigir a sua redação.